quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Bactérias afetam capacidade do Aedes de transmitir doenças, diz estudo

Blog: Fique por Dentro





Pesquisa publicada na 'Science Advances' demonstra que habilidade do Aedes aegypti de transmitir doenças vai depender do tipo de bactéria existente no meio ambiente.


Algum tempo, estudos estão demonstrando que não é somente a simples existência do Aedes aegypti que permite com que ele transmita doenças -- mas também uma série de alterações em seu organismo; entre elas, sua flora intestinal.
Em estudo publicado nesta quarta-feira (16) na “Science Advances”, Laura B. Dickson, do Instituto Pasteur da França, e colegas mostraram que bactérias presentes no meio ambiente podem alterar a maneira com que a larva do mosquito se desenvolve e, com isso, também sua capacidade de transmitir doenças quando o mosquito atinge a fase adulta.
Foi uma abordagem similar, por exemplo, que levou a estudos com a Wolbachia -- bactéria ainda em estudo que tem tido resultados promissores em conter a disseminação de arboviroses como zika, dengue e chikungunya.
“Nosso diferencial foi ter considerado a microbiota quando o Aedes aegypti está em estágio de larva”, disse ao G1 Louis Lambrechts, pesquisador do Instituto Pasteur da França e um dos autores do estudo.
matéria G1



Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...