terça-feira, 22 de agosto de 2017

Benefícios e informações sobre o azeite de oliva

Por: Simone Novaes
Blog: Fique por Dentro




Azeite de oliva, um fabuloso alimento

O azeite de oliva é o produto obtido de azeitonas maduras, colhidas de oliveiras sadias, em diferentes estágios de maturação. Os frutos são esmagados e prensados. Além de proporcionar benefícios para a saúde o azeite adiciona à comida sabor e aroma muito característicos.
Dentre os óleos vegetais comestíveis, o azeite de oliva é um dos mais importantes e antigos, comercializados mundialmente. Trata-se de um alimento clássico da culinária contemporânea, regular na dieta mediterrânea e nos dias atuais presente em grande parte das cozinhas.

 Benefícios do azeite de oliva
auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, no controle da pressão arterial, no metabolismo da glicose, bem como modulando a inflamação, favorecendo inclusive o controle da obesidade e reduzindo o declínio cognitivo.
São os compostos fenólicos que tanto contribuem contra a oxidação celular e danos causados pelo excesso de radicais livres, favorecendo um envelhecimento celular saudável.(Fonte: G1)


Azeite de oliva extravirgem
O azeite de oliva extravirgem não utiliza produtos químicos na extração, tem aroma e sabor bem característicos, frutado. Sua acidez é no máximo, de 0,8%. Este é o óleo mais puro e de melhor qualidade, com maiores benefícios à nossa saúde, pois mantem a maior quantidade de compostos fenólicos.

Azeite de oliva virgem
O azeite de oliva virgem não utiliza produtos químicos na extração, usa apenas água para auxiliar na prensagem. Sua acidez está entre 0,8% e 2%. Embora seja um bom azeite, ele não tem a mesma qualidade do extravirgem.


No Brasil, o consumo per capta de azeite de oliva é considerado baixo e isso se atribui a falta de conhecimento dos seus benefícios, bem como à combinação do preço elevado, quando comparado a outros óleos vegetais, e à ideia de que seu uso deva se restringir à finalização de pratos culinários, ou seja, somente na forma fria.
Ainda existe, de fato, a crença de que, uma vez aquecido, o azeite de oliva perde suas propriedades benéficas à saúde e até mesmo formaria substâncias tóxicas.
A melhor maneira de se utilizar o azeite de oliva extravirgem é na forma crua, sem aquecer, da maneira como se usa sobre uma salada, por exemplo, devido ao melhor perfil de ácidos graxo e seus antioxidantes.
Em um estudo realizado por Nogueira-de-Almeida et al. (2015) foi observado que, após o aquecimento do azeite de oliva em condições de uso doméstico, praticamente não há formação de produtos tóxicos e, o azeite de oliva extravirgem, mantém cerca de 80% das substâncias antioxidantes. Ressaltando que, é importante que o azeite não seja exposto a temperatura excessiva, acima de 180 graus, especialmente por períodos longos, para não perder suas propriedades.

A escolha do azeite
Na hora da compra de um azeite deve se verificar que ele esteja protegido da luz, ou seja, armazenado distante da incidência direta da luz, em garrafa de vidro escuro e embalagem lacrada.
Saiba que a cor do azeite de oliva não indica qualidade do produto. 
Também é necessário verificar a validade e observar que, o azeite não melhora com o tempo, portanto é melhor consumi-lo próximo à sua produção.

Usufrua dos benefícios e dos sabores deste fabuloso alimento!









Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...