quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Entenda quem tem direito ao abono salarial, que pode chegar a um salário mínimo





Calendário de saques pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal. Benefício pode chegar a um salário mínimo.



bora o pagamento do 13º salário ainda esteja longe, já tem trabalhador comemorando outro benefício: o abono salarial. Quem faz aniversário em agosto tem até o dia 15 de setembro para fazer o saque referente ao ano-base de 2016. O valor pode chegar a um salário mínimo.Em tempos de crise, ou não, dinheiro extra é sempre bem-vindo. Em
O benefício é oferecido para quem é cadastrado há pelo menos cinco anos no Programa de Integração Social (PIS), cadastro realizado a partir do primeiro registro em carteira. Para receber neste ano, é preciso ter trabalhado por, no mínimo, 30 dias com registro em carteira em 2016, ganhando até dois salários mínimos.
“O abono salarial chega de R$ 79 a um salário mínimo. Quanto mais tempo ele trabalhou, mais ele vai receber”, explica a superintendente regional da Caixa Econômica Federal Cláudia Ramos.
Para receber o abono é necessário seguir o calendário de pagamento, que pode ser consultado no site da Caixa Econômica Federal. Cláudia explica, por exemplo, que quem faz aniversário em agosto pode receber o benefício até o dia 15 de setembro.
“Nós começamos agora o pagamento do calendário de 2016, mas os trabalhador que, eventualmente, tinha direito ao saque em 2015 e não fez, tem até dezembro desse ano para procurar uma agência da Caixa e sacar esses recursos”. O trabalhador também pode fazer a retirada do valor com o Cartão Cidadão em qualquer lotérica.
A gerente Patricia Penha dos Santos, que há oito anos recebe o abono salarial, diz que faz o planejamento da casa contando com esse dinheiro. O benefício desTe ano, inclusive, já tem destino. “Minha intenção mesmo é de pagar meus carnês, meu apartamento e meu IPVA”.
Ela vai receber o abono em dezembro, quando também recebe o 13º salário. O orçamento do mês promete ser recheado. “Em dezembro, como eu já tenho conta na Caixa, ele é colocado direto. Ajuda bastante. A gente sabe que em janeiro as contas vêm mais altas, são muitas contas para pagar, então você já deixa aquela reservinha para ficar prevenido para janeiro.”
É muito importante que o trabalhador que tem direito ao PIS fique atento, porque depois de encerrado o período de saques, o dinheiro do abono salarial volta para o fundo de amparo ao trabalhador para ser usado no pagamento de benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial do próximo ano.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 726 0207.
Fonte: G1



Blog: Fique por Dentro
Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...