sábado, 25 de novembro de 2017

Hospital das Clínicas promove mutirão para detectar câncer de próstata neste sábad


Ação faz parte da campanha mundial Novembro Azul



No mês de conscientização da saúde integral do homem, focando especialmente no combate ao câncer de próstata, conhecido como Novembro Azul, o Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco promove, mais uma vez, um mutirão de atendimento para detectar a doença. A mobilização ocorre neste sábado, a partir das 8h, no próprio HC.

Os 150 pacientes que serão atendidos já foram previamente cadastrados e estão com o resultado do exame de PSA em mãos, feito no laboratório do HC. No sábado, dia da ação, será analisado o resultado e feito o exame de toque retal.

O autônomo Izaias Henrique Correia, 63 anos, irá participar pela terceira vez do mutirão. “As outras duas vezes em que participei, deu tudo normal. Desta vez, espero que também dê tudo certo”, afirma. Ele, que é paciente do Ambulatório de Cirurgia Vascular da unidade, sempre que está perto da chegada do mês de novembro procura saber se haverá mutirão de atendimento. “Não podemos perder esta oportunidade. Temos que cuidar da nossa saúde. Muitos amigos têm preconceito com o exame de toque, mas precisam deixar disso. O problema maior é você estar doente e não ter mais jeito”, comentou. 

De acordo com o chefe do Serviço de Urologia do HC, Fábio Vilar, esta ação vai ao encontro da filosofia da campanha Novembro Azul. “Queremos orientar os homens a respeito da importância de cuidar da sua saúde como um todo, ressaltando sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Descoberto na fase inicial, a chance de cura é de quase 95%”, afirmou.

Participam deste mutirão cerca de dez urologistas do HC, seis residentes de Urologia, 20 estudantes de Medicina da UFPE, além de enfermeiros, técnicos de Enfermagem e equipe da área administrativa.

Os pacientes que serão atendidos possuem mais de 45 anos e se cadastraram no início do mês no Ambulatório de Urologia do HC, sendo feita uma triagem e exame laboratorial nas semanas seguintes.
Via: Diário de Pernambuco



Por: Simone Novaes
 Blog: Fique por Dentro

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...