sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Inovação para impulsionar a saúde


MV, empresa de tecnologia com sede em Pernambuco e braços espalhados no Brasil e no mundo, vem se destacando pelos seus esforços nesse segmento





Check-in online para hospitais. Esse é o novo produto desenvolvido  pela MV, empresa de tecnologia com sede no Recife e escritórios  em 11 cidades brasileiras, além de representantes em sete países da América Latina. O produto foi desenvolvido pelo núcleo de inovação da empresa, da qual Emerson Jarour, é o diretor. Para ele, inovar é a palavra da vez para quem sair da crise mais forte. “Na MV, por exemplo, inovamos nos produtos e nos processos internos. Um dos nosso focos é investir nos funcionários. Hoje, temos quadras, áreas de conveniência e até salas para massagem na empresa. Os funcionários podem vir de bermudas qualquer dia na semana e também incentivamos capacitações internas, onde quem sabe mais treina o outro. O custo disso tudo foi mínimo e os resultados são a retenção de bons profissionais e o aumento da produtividade”, afirma.

O especialista comenta que a inovação precisa ser encarada como a mola propulsora da economia atual, uma vez que ela ajuda as empresas a melhorar seus controles, processos e, consequentemente, a se tornar mais competitivas no mercado. “Quem inova constrói caminhos alternativos ao crescimento. Se a gente olhar quem tem lucro hoje, os bancos e as indústrias, perceberemos que eles já estão focando em inovação e tecnologia há 20 anos. Outras áreas como saúde e educação estão começando agora”, reforça. Hoje, o objetivo da marca é transformar esse setor construindo uma saúde digital. “Aqui, em Pernambuco, começamos o projeto de hospital sem papel em 2010. Nossa primeira experiência foi na saúde pública, com a UPA da Imbiribeira. Em 2016, conseguimos transformar o hospital Unimed no primeiro hospital digital da América Latina. Nosso objetivo agora é continuar esse trabalho”, reforça.

Segundo ele, o que muda num hospital digital é que todos os registros do paciente são feitos numa plataforma exclusiva que pode ser acessada por ele próprio e a equipe médica. “Com esses dados, podemos fazer análises, descobrir alterações e, principalmente, evitar erros. Isso tudo reduz custos e melhora também o cuidado com o paciente.”

Já o Check-in saúde é um aplicativo que também tem o objetivo de agilizar processos. Funciona da seguinte forma: após fazer o download gratuito e cadastrar os dados pessoais, o usuário que procura um serviço hospitalar de urgência tem acesso à uma lista de instituições de saúde próximas à sua localização; como o app informa o tempo de espera para atendimento em cada local, o usuário escolhe a unidade desejada; em seguida, informa a queixa principal, escolhe a carteira de plano de saúde já cadastrada e depois de receber em poucos segundos a autorização do plano, finaliza o check-in online.

De acordo com Emerson Zarour, por evitar que pacientes percam tempo com preenchimento, confirmação ou repetição de dados cadastrais - como nome, endereço, plano de saúde e número de documentos -, o app reduz em 80% a espera do paciente para atendimento, permitindo que esse tempo seja aproveitado no contato com o médico. Disponível para Android e iOS, o Check-in da saúde ainda possibilita o agendamento de consultas e exames, podendo ser usado para a busca de serviços em clínicas e laboratórios.  “O Check-in da saúde também está disponível em versão White Label. Nesse caso, a tecnologia da MV é cedida a instituições de saúde que têm a flexibilidade de aplicá-la ao seu modelo de negócio com o objetivo de agilizar os serviços prestados e melhorar a experiência do paciente na instituição”, ressalta.

UM TIME
A MV inovou ao investir nos funcionários. Hoje, possui quadras, áreas de conveniência e até salas para massagem na empresa. Colaboradores podem dar expediente de bermuda qualquer dia na semana. Além disso, há incentivo a capacitações internas, onde quem sabe mais treina o outro. O custo foi considerado pequeno em relação à retenção de bons profissionais e maior produção

Um legado no sistema brasileiro

Com a missão de melhorar o setor de saúde de forma mais humanizada e eficiente por meio da tecnologia, a MV completou 30 anos em 2017 com soluções para hospitais, clínicas, operadoras de planos de saúde, centros de medicina diagnóstica e redes públicas. Líder nacional em desenvolvimento de softwares de gestão para a saúde, a empresa construiu um legado no sistema brasileiro com mais mil instituições e 375 mil usuários utilizando as soluções. A última parceria da MV foi com a gigante Microsoft, firmada em agosto deste ano, em que um dos focos será ampliar o número de hospitais digitais (com prontuário eletrônico) no Brasil.

Paula Belliza, presidente da Microsoft no Brasil, aponta que o objetivo da digitalização hospitalar é salvar vidas. “A gente tem mais de 400 mil vidas perdidas por ano por erros médicos no Brasil. Com um prontuário eletrônico e informações na nuvem, o paciente tem condições de acompanhar seu diagnóstico e, para os médicos, a assertividade do diagnóstico ganha em exatidão e qualidade”, ressalta.



Paulo Magnus, presidente da MV, acrescenta que um outro interesse das empresas é ajudar na busca da cura do câncer. Nesse caso, com foco no diagnóstico. “Nossa motivação é melhorar a vida das pessoas. A área de saúde produz uma quantidade de dados muito grande, então queremos ser a empresa que consegue aproveitar ao máximo esses dados, juntando todos, aprendendo com eles e ajudando na tomada de decisões”, completa.
Via: Diário de Pernambuco






Por: Simone Novaes 

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...