quarta-feira, 30 de maio de 2018

Dia da Santa Joana d'Arc


Dia da Santa Joana d'Arc é celebrado anualmente em 30 de maio.
Imagem internet
A data é comemorada no cristianismo, principalmente entre os católicos, e também pela umbandá e candomblé. Joana d'Arc é considerada a padroeira da França.
Para os católicos, Joana d'Arc foi uma camponesa de origem muito humilde e que viveu numa região rural da França, no século XV. No entanto, Joana ficou conhecida por seus grandiosos atos heróicos, durante a chamada "Guerra dos 100 anos", entre a França e Inglaterra.
Joana d'Arc foi capturada pelos ingleses, sendo injustamente julgada e condenada como herege e feiticeira. Joana foi morta queimada em uma fogueira em praça pública, em 30 de maio de 1431, com apenas 19 anos de idade.
Apenas em 1920, o papa Bento XV decretou Joana d'Arc como santa e padroeira da França. Esta data é considerada feriado nacional em terras francesas.
No Brasil, através da umbanda e candomblé, a santa Joana d'Arc foi sincretizada com a imagem de Santa Catarina de Alexandria, originando a figura de Obá, uma orixá conhecida por ser a terceira esposa de Xangô.

Oração para Santa Joana d'Arc

"Ó Santa Joana D’Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria.
Santa Joana D’Arc, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana D’Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira.
Santa Joana D’Arc, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me. Amém!"


Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...