segunda-feira, 30 de julho de 2018

Filmes pernambucanos são selecionados para o Festival Tudo Sobre Mulheres


Com mais de 250 inscritos, Pernambuco liderou a lista dos eleitos da região Nordeste com três curtas selecionados

Um dos selecionados, o filme Entremarés, aborda o cotidiano de mulheres que trabalham com pesca na Ilha de Deus. Foto: Mariana Medeiros/Divulgação

Totalmente voltado para produções ligadas ao universo feminino, o Festival Tudo Sobre Mulheres divulgou recentemente, a lista de selecionados para a nova temporada. O evento que tem como objetivo estimular a produção audiovisual que aborde a questão feminina escolheu 32 dos 257 filmes inscritos de todo o Brasil, entre eles três produções pernambucanas. O estado liderou a tabela dos eleitos da região nordeste, ficando à frente da Bahia e do Maranhão, ambos com apenas um curta nomeado para o festival.


Acreditando no potencial de projetos direcionados a questão de gênero no cinema, o Tudo Sobre elegeu os filmes, Entremarés da produtora Anna Andrade, que aborda o cotidiano de mulheres que trabalham com a pesca na Ilha de Deus, no Recife, Mini Miss de Rachel Daisy Ellis, que revela os bastidores da participação de meninas num concurso de beleza e Simbiose de Júlia Morim, que mostra a história de Maria dos Prazeres, uma das mais antigas parteiras do município de Jaboatão dos Guararapes.

Atuando na produção cultural desde 2009, a cineasta pernambucana, Anna Andrade, diretora do filme Entremarés, enfatizou a importância da realização do festival. "Estamos vivendo um momento de grande importância para o cinema. Precisamos abrir nossos olhos e mente para pluralizar esse segmento. O cinema é uma potente ferramenta de militância e discussão política. A realização de um festival como este é importante porque potencializa ainda mais debates dentro do audiovisual para abordar questões étnicas, sociais, de gênero e sexo", disse.

Natural do Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, a produtora fez questão de expor sua felicidade em participar do festival, principalmente por mostrar a história de vida das mulheres da Ilha de Deus. "Ter o Entremarés no Tudo Sobre Mulheres é um presente para mim, especialmente por se tratar do meu primeiro filme e claro, por ter a oportunidade de mostrar para todo o país a força das mulheres da nossa comunidade", declarou. A roteirista afirmou ainda que esta será a primeira vez que o curta metragem será exibido fora do estado de Pernambuco. Recentemente o filme estreou em Afogados da Ingazeira e será exibido também no Festival de Triunfo e no Fincar do Cinema São Luiz.
 
O Festival 
 
Após um intervalo de oito anos, o Festival Tudo Sobre Mulheres retorna a agenda cultural brasileira para sua sexta edição. O evento acontece entre os dias 5 e 9 de setembro, na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso. Além da exibição das produções audiovisuais na Mostra Competitiva, o festival vai oferecer ainda apresentações de companhias de teatro, feira de artesanatos, lançamento de livros, shows, dança e exposições.  
Via: Diário de Pernambuco


Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...