quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Pernambuco tem a menor taxa de abandono escolar do Brasil


(Imagem: Arquivo/DP)

O Estado registra também a melhor taxa de aprovação no Ensino Médio Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), apontam que Pernambuco registra a menor taxa de abandono escolar do país (1,5%) no Ensino Médio. É a quinta vez que o Estado ocupa a liderança. Esta mesma taxa, há dez anos atrás, chegava a 24% e o colocava na penúltima colocação do indicador. Desde 2013, o Estado se mantém na primeira colocação, melhorando o indicador todos os anos e tornando a escola da rede estadual a mais atrativa do País.

Os dados do Inep destacam ainda Pernambuco com a melhor taxa de aprovação no Ensino Médio (92,6%)

    Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a Rede Estadual também ocupa a primeira colocação no indicador, com taxa de abandono escolar de 1%, posição que agora ocupa de maneira isolada. Os dados do Inep destacam ainda Pernambuco com a melhor taxa de aprovação no Ensino Médio (92,6%). Este resultado está relacionado à meta de garantir a conclusão do ensino médio. A liderança do Estado no indicador demonstra ainda avanços no rendimento escolar e desempenho dos estudantes, colaborando também na redução da distorção idade-ano e, consequentemente, o abandono escolar.

Nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a Rede Estadual também ocupa a primeira colocação no indicador, com taxa de abandono escolar de 1%

 Tais números corroboram o avanço contínuo de Pernambuco no IDEB, sendo o único Estado a atingir, em toda a sua série histórica do indicador, a meta estabelecida pelo Ministério e melhorar sua nota em todas as edições do Índice - criado em 2005 e realizado a cada dois anos – tornando-se referência nacional no Ensino Médio.

  Atualmente, Pernambuco é o Estado que mais avança em redução da taxa de abandono escolar no Brasil. Alguns eixos são considerados fundamentais para estes avanços: Pernambuco estabeleceu a maior rede de escolas em tempo integral do País (52% das unidades de ensino de Ensino Médio funcionam em tempo integral, atendendo a 54% dos jovens matriculados), o maior programa de intercâmbio para estudantes da educação básica da América Latina e desenvolveu parâmetros e ferramentas pedagógicas à serviço das escolas.



Via: Diário de Pernambuco

Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...