terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Prefeitura de Salgueiro é alvo de operação da Polícia Federal por suspeita de desvio de dinheiro público


Foto: Divulgação/PF


A Prefeitura de Salgueiro virou alvo da operação "Quasar", deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (15). A ação, encabeçada em conjunto com o Ministério Público Federal, visa desarticular uma organização criminosa que atuava em fraudes a licitações e possível desvio de recursos públicos no órgão municipal, através da contratação de uma empresa de "fachada". De acordo com a PF, a soma dos valores dos contratos, que deveriam ser utilizados na construção de unidades básicas de saúde e outras obras de infraestrutura, gira em torno de R$ 3 milhões. Além da prefeitura salgueirense, um secretário da prefeitura e um vereador eleito também estão entre os investigados. 

Segundo a PF, as investigações foram iniciadas em 2019, e estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão em imóveis de pessoas físicas e sedes de pessoas jurídicas, nos endereços dos suspeitos, localizadas em Salgueiro e também em Igarassu, no Grande Recife. De acordo com a investigação, a organização criminosa se baseava em fraudar licitações, utilizando o "vencimento de certame por uma empresa de 'fachada', sem estrutura logística para realizar as obras contratadas" e, fazendo o 'repasse' da execução das obras à "empresa vinculada a pessoas ligadas ao ex-vice prefeito de Salgueiro e a um secretário municipal". As identidades dos suspeitos ainda não foram reveladas. A soma dos valores dos contratos sob investigação giram em torno de R$ 3 milhões, segundo a polícia.  

A Operação contou com a participação de 20 policiais federais. A PF ressaltou que caso os envolvidos sejam condenados, os crimes cometidos podem levar a uma pena de 16 anos de reclusão.

A reportagem do Diario entrou em contato com a Prefeitura de Salgueiro, mas não obteve resposta até o momento. 

Via: Diario de Pernambuco

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...