sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Dia da Imaculada Conceição

Dia da Imaculada Conceição de Maria é comemorado anualmente em 8 de dezembro.

Esta data é celebrada principalmente pela comunidade cristã católica, sendo considerada como a comemoração de um dos dogmas mais importantes do cristianismo: a fé e a pureza de Virgem Maria e a preparação para o nascimento do Filho de Deus.
A Virgem Maria é venerada como uma santa imaculada e livre de pecados desde os primórdios do cristianismo.
De acordo com o pensamento cristão, Maria foi abençoada com a pureza e livre do pecado original da humanidade para conseguir cumprir a sua vocação na Terra: ser a mãe de Jesus Cristo.
Apenas em 28 de fevereiro de 1476 esta data foi decretada pelo Papa Sisto IV como uma festa universal.
O Dia da Imaculada Conceição ganhou caráter obrigatório no século XVIII, através da decisão do Papa Clemente XI.
Porém, só recebeu o título de um dogma católico em 8 de dezembro 1854, pelo Papa Pio IX, sendo este o motivo da escolha do dia 8 de dezembro para celebrar a festa litúrgica.
Em Portugal, o Dia da Imaculada Conceição é considerado feriado nacional.

Oração a Imaculada Conceição de Maria

“Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça; nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. Amém”.




Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...