sexta-feira, 22 de setembro de 2017

" Passando a vista" por Floresta-PE. Como anda a saúde?



Vamos separar esse post por blocos:, Saúde, educação, desenvolvimento, comércio, qualidade de vida e poder público...
Os blocos serão abordados em dias diferentes.

Nosso primeiro tema é bem delicado; saúde. A saúde no município passa por altos e baixos, e no começo deste ano de 2017 recebeu várias criticas relacionadas ao atendimento e a falta de profissionais atuando no hospital Municipal.

Além do problema no hospital, que vem sendo melhorado, mesmo algumas vezes tendo falta de medico plantonista, outro problema que afeta muito a população é a demora na realização de exames.
Os pacientes chegam a esperar mais de 3 meses pra conseguir uma ultrassom, um exame de vista e demais exames que precisem ser feitos fora da cidade, o que pode resultar num agravo do estado de saúde da pessoa.
Marcação para médicos Cardiologistas, Neurologistas, Gastroenterologista e demais também são de grande espera e demanda.
Qual seria a melhor solução para que pacientes obtenham um atendimento mais rápido? O que as autoridades competentes devem fazer?
Posso tomar como exemplo uma outra cidade do interior: Mirandiba. Lá, os atendimentos são feitos com mais rapidez, já conta-se com equipamento de ultrassom e o exame é realizado aos sábados... Exames de sangue e urina são feitos no Centro hospitalar e recebidos no mesmo dia
O que falta à Floresta? Verba? Planejamento? Comprometimento?

Poder público Municipal, o povo quer saber.
Trago um exemplo de :
No dia 14 desse mês de Setembro, minha filha foi à Salgueiro, pra fazer uma consulta com o oftalmologista, como o caso dela era urgência, ela foi encaixada junto aos pacientes que iriam fazer cirurgia no Hospital Regional, ficando combinado que após a consulta dela ser feita e os pacientes serem atendidos, ela retornaria à Floresta com os mesmos. Porém, isso não aconteceu. A funcionária responsável esqueceu a minha filha em Salgueiro. A consulta dela acabou as 16h40 e ela ficou tentando entrar em contato com a funcionária, sem êxito. A mesma retornou as ligações em torno de 21h já em Floresta, justificando a situação com o estresse causado na tarde devido outros pacientes. Segundo a mesma, a falta de área no Hospital impossibilitou que ela desse alguma notícia, porém ao sair de lá as ligações poderiam ser retornadas, o que não aconteceu. Ao invés de reconhecer seu erro, a funcionária preferiu utilizar-se de desculpas procurando culpar a paciente pela falta de responsabilidade dela. Um descaso! 
Agora eu pergunto, se a minha filha ( poderia ser outro paciente) não tivesse onde ficar, o que aconteceria? Ficaria uma jovem de 19 anos largada na Praça da cidade sem ter onde ir passar a noite? Qual medida seria tomada?
 O retorno á Floresta aconteceu na manhã seguinte, mas mesmo assim precisou-se que dois funcionários da secretaria de Saúde entrassem em contato para que a funcionária em questão buscasse a minha filha. Uma palavra define: despreparo. Será que a secretária de saúde sabe do que aconteceu? Deve-se prestar bastante atenção no preparo das pessoas que se contrata. Muitas vezes por erro de uma pessoa despreparada toda a equipe é prejudicada.


Uma coisa dessa não pode acontecer! Absurdo. Se um funcionário não consegue atender a todos os pacientes que mandem dois, três, ou quantos sejam necessários pra que isso não volte a acontecer.


Se você também foi vitima de uma situação dessas DENUNCIE para que as providencias sejam tomadas e as autoridades sejam informadas, pois muitas vezes elas não tomam conhecimento, e assim não haverá mudança.


Mande um e-mail pra gente: fiquepordentroblogdanovaes@gmail.com


Do jeito que está é que não pode ficar.





Por: Simone Novaes 

Blog: Fique por Dentro

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...