sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Dia do Arquivista



Dia do Arquivista é comemorado em 20 de Outubro, no Brasil.
A data celebra o profissional responsável em cuidar, organizar e arquivas acervos e documentos privados, públicos e/ou pessoais.
Atualmente no Brasil, existe o curso de ensino superior em Arquivologia.
A Lei nº 6.546, de 4 de Julho de 1978, regulariza e oficializa a profissão de Arquivista e Técnico de Arquivo no país. Outro aspecto importante foi a criação do Conselho Nacional de Arquivos, através do mesmo Decreto Lei.

Origem do Dia do Arquivista

No dia 20 de Outubro de 1823, o então deputado Pedro de Araújo Lima, que viria a ser conhecido como Marquês de Olinda, apresentou a proposta para a criação do primeiro Arquivo Público do Brasil.
Para reforçar ainda mais a significância desta data para os arquivistas, foi coincidentemente no dia 20 de Outubro de 1971 que a Associação dos Arquivistas Brasileiros (AAB) foi inaugurada.
Assim, o 20 de Outubro acabou por se tornar mais do que uma simples data para comemorar, mas também para homenagear e lembrar das conquistas obtidas ao longo dos anos pelos profissionais dessa área.

Mensagens para o Dia do Arquivista



"Selecionar, codificar, arquivar, dar busca à documentação: arte de organizar os documentos! Parabéns, Arquivista!"




Por: Simone Novaes 
 Blog: Fique por Dentro

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...