quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Olimpíada Pernambucana de Física acontece nesta sexta


Aproximadamente, sete mil estudantes do ensino médio participam da competição


Na próxima sexta-feira, o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) realiza a edição anual da Olimpíada Pernambucana de Física (OPEF). A competição valoriza o ensino da disciplina e revela talentos para o futuro das inovações científicas na área entre estudantes de ensino médio. Somente dois estados do país realizam olimpíadas estaduais de física: São Paulo e Pernambuco.

Nesta edição, 120 escolas públicas e privadas participam, em um total aproximado de sete mil estudantes de ensino médio. As escolas estão localizadas nas cidades de Recife, Olinda, Caruaru, Petrolina, Fernando de Noronha, Exu, Macaparana, Garanhuns, Carpina, Limoeiro, Jupí, Vitória de Santo Antão, Jupí, Bonito, Nazaré da Mata, belo Jardim, Barreiro, Paudalho, Timbaúba, Petrolina, Ouricuri, Goiana, Belém de Maria, Jucatí, Lagoa dos Gatos, Araripina e mais 20 cidades. Cerca de 80 Escolas de Referência de Ensino Médio (EREMs), mantidas pela Secretaria Estadual de Educação, também participam.

Os estudantes receberão medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados que também serão entregues a professores, conforme a classificação em uma prova de 20 questões objetivas. A OPEF também é utilizada como preparação do estudante para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), já que apresenta questões em mesmo formato, avaliando os conhecimentos na área de Física.


A Olimpíada, coordenada pelo IFPE, conta com o apoio da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Instituto de Física da UFPE, CECINE-UFPE, Espaço Ciência, Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e Associação de Professores de Física de Pernambuco (APROFISPE). A OPEF é inteiramente gratuita para estudantes, escolas e professores.
Publicado em: 18/10/2017  Via: Diário de Pernambuco





Por: Simone Novaes 
 Blog: Fique por Dentro

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...