quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Escolas públicas de Caruaru ganham iluminação de LED


A iniciativa, promovida pela Celpe, faz parte do projeto Energia com Cidadania que já eficientizou o sistema de iluminação de mais de 260 prédios públicos e instituições sem fins lucrativos de Pernambuco.

Foto: Divulgação

Mais de cinco mil lâmpadas LED estão sendo substituídas em 16 escolas públicas de Caruaru, no Agreste do Estado, em uma ação de eficientização do Projeto Energia com Cidadania da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). Desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética da concessionária, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto de eficientização, com a substituição de lâmpadas ineficientes por novas, em LED, deve proporcionar uma economia média de 40% no consumo de energia do sistema de iluminação das unidades educacionais.

Pertencentes às redes estadual e municipal, as escolas beneficiadas pelo projeto (ver tabela abaixo) foram selecionadas para receber um total de 5.369 lâmpadas LED. Mais eficientes, essas lâmpadas chegam a durar até cinco vezes mais, economizando até 35% de energia, quando comparada às fluorescentes.  Apenas em 2018, mais de R,5 milhões foram investidos nas ações do Projeto Energia com Cidadania da Celpe, que leva educação sobre uso seguro de energia elétrica para estudantes e toda a comunidade, além da substituição de lâmpadas ineficientes, como as halógenas e fluorescentes, por novas, em LED e mais eficientes.

Projeto Energia com Cidadania

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Projeto Energia com Cidadania (ECC) é uma iniciativa que faz parte do Programa de Eficiência Energética da Celpe. A ação, realizada em comunidades populares do Estado de Pernambuco, atende tanto consumidores residenciais como instituições, trocando lâmpadas comuns por LED e orientando a população através de palestras sobre uso seguro e eficiente da energia elétrica. Promovido há um ano e meio, o projeto já trocou 74.930 lâmpadas em 269 prédios públicos, como escolas, unidades de saúde, de segurança pública e instituições do terceiro setor. Com o investimento de mais de R$ 6 milhões, a iniciativa estima uma economia média de 40% no consumo de energia do sistema de iluminação das unidades beneficiadas.

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).



Via: Diário de Pernambuco

Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...