quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Paulo Câmara realiza primeiro encontro com a bancada federal


O governador Paulo Câmara (PSB) se reuniu, ontem, no Palácio do Campo das Princesas, com os deputados federais eleitos e reeleitos de Pernambuco. O objetivo foi estreitar os laços com os parlamentares e mostrar as prioridades do governo do estado – um gesto político diante dos parlamentares aliados e oposicionistas para que eles endossem a pauta da gestão no diálogo com o governo federal nos próximos anos, tanto nos setores sociais e como econômicos. Este foi o primeiro encontro com a bancada federal, onde os Portos do Recife e de Suape, a manutenção e ampliação dos projetos de irrigação no Sertão, a Adutora e o Ramal do Agreste e a requalificação de estradas foram tratadas como prioritárias. Após o evento, Paulo admitiu ser cada vez mais difícil o PSB apoiar Rodrigo Maia (DEM-RJ) na eleição da Câmara. 

Foto: Hélia Scheppa


“Fizemos hoje a primeira reunião com os deputados federais que vão assumir o cargo no dia 1º de fevereiro. Mostramos um conjunto de projetos que julgamos importantes para Pernambuco, assim como já tínhamos feito com os três senadores. Essa aproximação cada vez maior com a Câmara dos Deputados e com o Senado Federal pode nos ajudar nas articulações em Brasília. Então, foi uma conversa muito franca e transparente, e ouvimos muitas contribuições importantes”, destacou o governador, que, na semana passada, reuniu-se com os senadores Jarbas Vasconcelos (MDB, Humberto Costa (PT) e Fernando Bezerra Coelho (MDB).

O governador apresentou aos deputados uma relação de projetos importantes para Pernambuco considerados prioritários. “A aproximação com a bancada pernambucana no Senado e na Câmara pode ajudar o estado. Independentemente de partido, estamos aqui para governar Pernambuco nos próximos anos. Espero que, a partir desse encontro, tenha desdobramentos, com eles indo junto aos ministérios e ao governo federal na questão das estradas, portos, desenvolvimento econômico, abastecimento de água, irrigação, entre outros”, afirmou Paulo Câmara.

O governador também disse que tem trabalhado em prol do diálogo e na busca de unidade na eleição da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Questionado se é possível o PSB apoiar Rodrigo Maia, mesmo com o atual posicionamento de ser contrário à reeleição do atual presidente da Casa, Paulo disse que não. “Pelo andar da carruagem, está cada vez mais difícil (o PSB apoiar Maia). Mas, sempre prego o diálogo. Enquanto puder ocorrer unidade e diálogo, eu vou defender”, ponderou o socialista. Em Brasília, os líderes do PSB articulam um bloco com PT e PSOL para a disputa da Casa. Juntos, esses três partidos possuem 98 deputados e podem disputar cargos na executiva.

A respeito de pontes com o presidente Jair Bolsonaro (PSL), o governador destacou que sempre está a procura do diálogo. “(Luciano) Bivar sempre se colocou à disposição, ele sempre disse isso a todos nós. Vamos estar sempre juntos para ajudar e ele sempre deixou claro isso”, disse Paulo. 

A visão dos deputados

Foto: Hélia Scheppa

O deputado Augusto Coutinho (Solidariedade) disse que a reunião reforçou a unidade dos parlamentares de Pernambuco. “O encontro mostrou uma característica de muitos anos da bancada de Pernambuco: quando o assunto é interesse do nosso estado, a gente se une. Deputados de todas as colorações partidárias estiveram aqui. O governador trouxe temas importantes para o desenvolvimento e foi muito oportuno a iniciativa do governador. Mostra que ele quer governar sem diferenças políticas", afirmou Coutinho, aliado de Paulo Câmara.

Após o encontro com o governador e colegas, o deputado federal eleito Silvio Costa Filho (PRB), atual líder da oposição na Assembleia Legislativa, disse que não deixará de contribuir com o governador e a população de Pernambuco sempre que for convocado. “Compareci aqui ao lado de muitos companheiros e acho que esse gesto do governador é muito importante, dialogando com a bancada federal, e o governador sinaliza que conversará conosco. Os palanques já estão desarmados e é hora de ajudar o estado”, disse. Silvio Filho também disse que, para ele, é importante a prioridade da duplicação da BR-423, que liga o Recife a Garanhuns, no Agreste, o Arco Metropolitano e a requalificação da BR-232.


O deputado federal eleito Túlio Gadelha (PDT) considerou o encontro positivo, mas disse ter sentido falta de debates sobre temas que também considera prioritários. “Tenho muitas dissidências com o governo e a forma como se conduz alguns processos, mas temos que dialogar sobre a Ferrovia Transnordestina, Suape, os estaleiros, o Porto do Recife e outras questões. Também sentimos faltas de se discutir a questão das escolas, a realidade dos hospitais e do funcionalismo público”, argumentou Túlio. Apesar de o PDT ter feito a indicação de Alberes Lopes para a Secretaria do Trabalho, Túlio se coloca no campo da oposição. 

Na reunião, estiveram presentes 17 dos 25 deputados. Participaram do encontro Raul Henry (MDB), André de Paula (PSD), Gonzaga Patriota (PSB), Renildo Calheiros (PCdoB), Túlio Gadêlha (PDT), Danilo Cabral (PSB), Wolney Queiroz (PDT), Fernando Rodolfo (PHS), Sebastião Oliveira (PR), Carlos Veras (PT), Silvio Costa Filho (PRB), Augusto Coutinho (SD), Ossésio Silva (PRB), Luciano Bivar (PSL), João Campos (PSB), Ricardo Teobaldo (Podemos) e Pastor Eurico (Patriotas). Os ausentes foram os deputados Fernando Monteiro (PP), Daniel Coelho (PPS), Felipe Carreras (PSB), Tadeu Alencar (PSB), Fernando Filho (DEM), Marília Arraes (PT), André Ferreira (PSC) e Eduardo da Fonte (PP).



Via: Diário de Pernambuco

Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...