quarta-feira, 5 de junho de 2019

O Dia da Ecologia e o dia Mundial do Meio Ambiente são comemorados anualmente em 5 de junho


O principal objetivo desta data é criar debates e reflexões nos diversos grupos sociais sobre os vários problemas ambientais que o planeta Terra enfrenta ou enfrentará, caso não seja feito algo para evitar a massiva poluição.

Entre os principais temas discutidos durante o Dia da Ecologia, destaca-se: a poluição do ar, do solo e da água; o desmatamento; a diminuição da biodiversidade e da água potável; a destruição da camada de ozônio e das florestas; a extinção das espécies animais e vegetais, e a sustentabilidade.
O Dia Mundial do Meio Ambiente começou a ser comemorado em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, e alertar o público e governos de cada país sobre os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do mundo em que vivemos.
Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente humano. A reunião durou até o dia 16 e congregou vários governos e ONG's. Por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente.
No Brasil ainda se celebra a Semana Nacional do Meio Ambiente, como consequência da data criada pela ONU.

Origem do Dia da Ecologia

O Dia da Ecologia é celebrado em 5 de junho em homenagem a chamada "Conferência de Estocolmo", um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, para tratar assuntos ambientais.
Inicialmente, essa conferência das Nações Unidas reuniu 113 países, além de 250 organizações não-governamentais.
Ao longo dos anos 80, o interesse pela ecologia, e o equilíbrio natural se faz aumentar. Em 1992, outra grande conferência, a Rio-92 é realizada no Rio de Janeiro para avaliar os avanços e envolver os governos e a população na preservação do meio-ambiente.

Frases para o Dia da Ecologia

  • Todos gostam de sombra, mas poucos plantam árvores.
  • O que uns chamam de crise ecológica é consequência da ambição humana, este é nosso triunfo e nossa derrota. Mujica
  • Plantar ideias ecológicas é a garantia de um futuro fértil, tempo de colhermos sustentabilidade.Gabriel Garcia de Oliveira






Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...