Tomou um vinho no almoço e não sabe se está apto a dirigir à noite, bebeu na confraternização da noite anterior e vai pegar a estrada pela manhã, são exemplos de situações que geram dúvida em motoristas sobre o efeito do álcool no organismo. Como o metabolismo muda em cada pessoa, não é possível afirmar um período seguro para voltar a dirigir depois de alguma dose. A prática de autoteste, incentivada em alguns países, vem como um auxílio para ajudar os condutores a dirigir com segurança. E Recife será pioneiro de um projeto no país com o lançamento do bafômetro individual LeBallon. O produto é descartável, tem 99,9% de precisão e mostra o resultado em até 3 minutos.
A certificação do bafômetro é dada pelo LNE – Laboratoire National d’ Essais, Paris (França) – correspondente e referência para o INMETRO – o que garante a confiabilidade do resultado. O produto, que é importado da França, já está sendo comercializado em mais de 60 pontos de vendas, entre lojas de conveniência, de produtos médicos, lava-jatos, concessionárias, padarias, bares e restaurantes.
Números do trânsito no Brasil
- Em torno de 40 mil pessoas são vítimas fatais no trânsito por ano
- 90% dos acidentes com vítima são causados por fatores humanos e poderiam ser evitados
- A cada 15 minutos uma pessoa morre no trânsito
- A cada 1 minuto uma pessoa é sequelada em acidente de trânsito
- Os números de acidentes em decorrência de embriaguez ao volante aumentam no período de final de ano, datas festivas, férias, verão e Carnaval.
*Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária
Via: Diário de Pernambuco
Por: Simone Novaes