sábado, 25 de abril de 2020

Avião apreendido pela PF é cedido ao estado e será usado no combate à Covid-19

Em tempos de pandemia, o governo do estado obteve um reforço significativo para acelerar a logística e, paralelamente, economizar nos custos com os fretes no transporte de insumos de produtos adquiridos em outros estados e que são fundamentais na linha de frente do combate à Covid-19. Em uma negociação com a Polícia Federal, o avião apreendido pela PF na quarta-feira, com 648 quilos de cocaína, foi destinado, por 90 dias, ao governo do estado para o transporte dessas cargas necessárias para o enfrentamento à Covid-19.



A solicitação foi encaminhada pelo delegado da Polícia Federal em Pernambuco, Eduardo Henrique Passos, na quinta-feira, à Justiça Federal, e seguiu para a juíza Amanda Torres Araújo, da 4ª Vara Federal, que aprovou o pedido.

O documento é fundamentado na Lei 11.343/2006 - Lei Antidrogas. Na solicitação, o delegado ressalta que “é de interesse o uso provisório e perdimento em favor desta Polícia Federal, uma vez que se trata de aeronave do padrão de uso de nossa frota operacional, com utilidade indescritível no combate ao tráfico internacional de drogas”.

O uso da aeronave pelo estado seria em caráter excepcional e urgente, devido à pandemia do coronavírus. “O governo do estado de Pernambuco, entabulando entendimentos com a Direção-Geral da Polícia Federal, solicitou que fosse pedido o uso provisório e imediato da aeronave pelo prazo de 90 dias, visando minimizar a logística de atendimento ao enfrentamento da epidemia em nosso estado”, explica Passos no documento.

Por volta das 16h da quarta-feira, a PF apreendeu as drogas no bagageiro do avião de pequeno porte. Pelo menos 20 policiais participaram da operação, que começou pela manhã. Eles monitoraram o voo da aeronave de Goiás até a chegada em Pernambuco. Oito pessoas foram presas.



Via: Diário de Pernambuco

Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...