segunda-feira, 6 de abril de 2020

Coronavírus: Brasil analisa tratamento com plasma

Em parceria, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), e os Hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, testarão o uso de plasma sanguíneo de pacientes já recuperados da Covid-19 em doentes que ainda têm a infecção. O aval para o estudo foi dado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

Foto: Tiziana Fabi

Os testes iniciarão nesta segunda-feira (6), após triagem de possíveis doadores de plasma.

Para cientistas, o plasma de um indivíduo em recuperação pode ajudar um paciente doente por já conter anticorpos contra a infecção. Luiz Vicente Rizzo, diretor-superintendente de pesquisa do Einstein, em entrevista ao UOL, comentou que a pesquisa é baseada em experiências anteriores e que o processo é denominado transferência passiva de imunidade.

Dentre os que poderão receber infusões de plasma estão os pacientes graves internados em leitos de UTI ou na unidade semi-intensiva, em um período anterior ao da intubação e os que ainda não tenham apresentado nenhuma resposta imunológica durante o pico da doença.

Rizzo ainda acrescentou que serão considerados doadores aptos pessoas que tiveram Covid-19 há mais de 15 dias e há menos de 45 dias; não apresentam mais sintomas; e tiveram confirmação laboratorial prévia de infecção pelo vírus, mas que não apresentam mais o material genético do vírus em seu organismo.



Via: Diário de Pernambuco

Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...