segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Prefeito da Cidade de Itacuruba no sertão de Pernambuco divulga nota de esclarecimento sobre possível cancelamento das festividades

Nota de esclarecimento

Diante das informações que estão sendo veiculadas nas redes sociais sobre o possível cancelamento das festividades de Itacuruba, faz-se necessário esclarecer os fatos.

Inicialmente é preciso ser dito que a Prefeitura recorreu ao Tribunal de Contas, cujo resultado será divulgado nesta quarta-feira (15), portanto, o assunto sobre cancelamento não se dá por encerrado. Temos a confiança de que essa situação será revertida e que poderemos realizar tão esperada festa.

Segundo, é preciso reconhecer como verdadeira a afirmação pelo TCE da existência de grandes débitos da Prefeitura Municipal. Assim que assumi o Governo Municipal tive a verdadeira noção do que estava recebendo, uma administração caótica.  Um débito escandaloso deixado por uma administração irresponsável e totalmente descomprometida com o povo Itacurubense.

Foi encontrado folha de pagamento de servidor efetivo e contratado em atraso, serviço de internet cortado, computadores inoperantes, impressoras quebradas, discos de dados (HDs) apagados, telefones sem funcionar, processos licitatórios jogados em arquivos mal catalogados e abarrotados de irregularidade, enfim, o desastre era muito maior e pior do que se pensava inicialmente e revelam uma calamitosa falta de zelo no trato com a coisa pública.

No entanto, mesmo diante dessa realidade, não cruzamos os braços, e temos avançado nas ações, reorganizando as finanças e, sobretudo, mantendo em dia o pagamento dos servidores, contratados e fornecedores.

Em poucos meses, a gestão já regularizou a folha de pagamento dos professores de 2016; quitou integralmente o salário dos agentes de saúde e endemias de 2016; estabeleceu o piso salarial dos professores para 2017; regularizou o pagamento dos fornecedores, dentre outras façanhas financeiras, tudo isso com responsabilidade e zelo com a coisa pública.

Até o momento os servidores (efetivo/comissionado/contratado) de 2017 não tiveram um dia sequer de atraso salarial.

Ainda assim, a Gestão e o povo são penalizados pelas más ações passadas. O TCE, de fato encontrou débitos com a Previdência. O rombo deixado pelos últimos prefeitos é tão grande que, para se ter uma ideia, levaremos pelo menos 50 anos para pagar.

É também verdade que nessa auditoria foram encontrados salários em atraso dos meses de novembro e dezembro de 2016 dos contratados e de dezembro dos professores. Como disse anteriormente, tomamos para nós a responsabilidade de pagar os salários dos professores, onerando nossas contas, por entender que essa classe não poderia ser penalizada pela imprudência das gestões anteriores.

Ainda consta no relatório da auditoria, que o município deixou no exercício de 2016 mais de R$ 3 milhões de contas a pagar. Um absurdo, um descaso e desrespeito com o povo itacurubense! O que o prefeito fez com os recursos que entravam nos cofres da Prefeitura? É preciso questionar!

Diante de todo esse relato, digo ao povo que tanto amo, tenha paciência, estamos vivendo um novo tempo, vamos juntos mudar essa realidade. Aos poucos pagaremos esses débitos que hoje prejudicam nossa cidade,  entretanto, não se pode punir a população com a suspensão do evento cultural, que faz parte do calendário deste município.

Mantenham viva a esperança, vamos em frete rumo às melhorias que nosso município merece!

Bernardo Maniçoba
Prefeito



Blog: Fique por Dentro

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...