quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Alunos da Rede Pública podem usar notas do Enem para se inscrever no Embarque Digital; saiba como



O programa leva jovens para estudar em universidades na área de tecnologia. Cadastramento vai até o dia 31 de janeiro



                              As notas do Enem agora podem ser utilizadas pelos Estudantes egressos da rede pública na inscrição do Embarque Digital (Foto: Divulgação)



As notas do Enem agora podem ser utilizadas pelos estudantes egressos da rede pública na inscrição do Embarque Digital, programa da Prefeitura do Recife.

O programa, que é uma parceria com o Porto Digital, tem o objetivo de ofertar formação superior na área de tecnologia, melhorar a empregabilidade dos jovens e, consequentemente, impactar positivamente a economia do polo de tecnologia e inovação da capital pernambucana.

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram divulgadas na última terça (16) pelo Ministério da Educação (Mec).

As inscrições para as novas turmas do Embarque Digital seguem até o dia 31 de janeiro e os interessados podem se cadastrar pelo site do Portal da Educação do Recife ou por meio do aplicativo Conecta Recife. 

Para este primeiro semestre estão sendo ofertadas 350 vagas, com cursos focados em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de Sistemas para Internet.
 
Os candidatos que escolherem usar o Enem como método de avaliação terão pesos atribuídos a cada uma das áreas de conhecimento para calcular a nota final no processo seletivo: a redação vai receber peso 4, enquanto matemática e suas tecnologias terão peso 3. 

É relevante ressaltar que metade das vagas são reservadas para os candidatos autodeclarados negros ou pardos. 

Além disso, em caso de empate, a prioridade será concedida às mulheres e aos estudantes que concluíram o ensino fundamental na rede pública de ensino. 

É importante lembrar que, além das notas da última edição do Enem, os candidatos podem utilizar as notas dos anos de 2022, 2021, 2020 e 2019.

A divulgação do resultado preliminar está prevista para o dia 6 de fevereiro, passível de alterações em virtude de interposição e aprovação de recursos. 

O período de recursos será realizado entre os dias 7 e 9 de fevereiro e, logo após, o resultado final com a lista dos aprovados nesta edição do Embarque Digital será divulgado, no dia 19 do mesmo mês. A previsão de início das aulas é no dia 11 de março.

Embarque Digital

É um programa educacional de fomento à formação de capital humano especializado na área de Tecnologia da Informação e Comunicação na Cidade de Recife. 

O propósito do programa é formar mais estudantes para atuação no setor de tecnologia, contribuindo para a mudança de vida de estudantes em vulnerabilidade social e o consequente fortalecimento do setor de tecnologia da Cidade do Recife.

O que é?

É uma parceria entre a Prefeitura de Recife, por meio da Secretaria de Educação e o Porto Digital, que promoverá a formação técnica em nível superior para os cursos presenciais de graduação tecnólogo, com duração de dois anos e seis meses, da área de Tecnologia da Informação em Instituições de Ensino Superior da Cidade de Recife.

As matrizes curriculares dos cursos ofertados estão em alinhamento completo com as necessidades do mercado de trabalho em Tecnologia, o que potencializa as chances de empregabilidade dos selecionados.

Esta é a 6ª turma do Embarque Digital, que já selecionou, desde o seu lançamento, em 2021, 1.400 estudantes. 

Novidades

A novidade é que o Cesar School se une ao programa e abre as portas para receber novos estudantes. 

Além dele, já fazem parte do programa como instituições parceiras o Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Faculdade Imaculada Conceição do Recife (Ficr), Faculdade Senac e Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).










Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...