quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

Novo serviço facilita acesso a exames de prevenção a câncer de mama


Mulheres que vivem no Sertão do Araripe poderão fazer agendamentos a partir do dia 22 deste mês






As mulheres que moram no Sertão do Araripe terão acesso fácil e gratuito ao exame de mama para fazer o preventivo de câncer. 
A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta quinta (18). 
As interessadas poderão agendar a consulta, de forma gratuita, a partir do dia 22 deste mês. 
Elas devem procurar o posto de atendimento da empresa  Medimagem, que fica na cidade de Ouricuri, no Sertão do Estado. 
A previsão é que os exames comecem a ser realizados em fevereiro. 
Inicialmente, serão disponibilizados 86 exames mensais.  
De acordo com a SES, o serviço de mamografia estará disponível para as mulheres sertanejas que têm endereço fixo nos 11 municípios que compreendem a 9ª Gerência Regional de Saúde (Geres), por meio de uma parceria da SES com a empresa Medimagem. 
Ainda segundo a pasta, desde o último dia 16 deste mês, uma equipe da 9ª Geres vêm negociando com representantes da empresa para alinhar os últimos detalhes do serviço. 

Ampla cobertura

A partir da próxima segunda (22), as secretarias municipais de Saúde dos municípios que compõe a regional da 9ª Geres (Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade) já poderão iniciar as marcações pela Central de Marcação de Consultas Especializadas (CMCE). 

Importância do exame

A mamografia continua sendo o principal meio de prevenção contra o câncer de mama e deve ser feita anualmente pelas mulheres a partir dos 40 anos de idade, com periodicidade anual.
 
O exame de diagnóstico por imagem avalia o tecido mamário.  O método, seja ele digital ou convencional, é composto por no mínimo quatro radiografias, sendo duas de cada mama.
Outros exames de imagem complementares como ultrassonografia e ressonância magnética das mamas podem ser necessários e também auxiliam no diagnóstico.
 
Caso a paciente tenha histórico familiar de câncer de mama ou alguma alteração em exames de imagem prévios o procedimento poderá ser solicitada mais precocemente.
O diagnóstico precoce do câncer de mama pode ajudar a reduzir o número de mortes em decorrência da doença.







Por: Simone Novaes

Simone Novaes

Simone Novaes: Nova blogueira

            A Locutora, repórter e mestre de cerimônias Simone Novaes, traz mais uma novidade ao seu gigantesco curriculum: Blogu...